Hoje vou começar uma nova tag no blog, e junto com ela vou apresentar pra vocês um grupo que tenho para reunir jovens fotógrafos e aspirantes.



1. ISO é uma configuração importante, ele controla quão sensível o sensor da sua câmera é em relação a luz. Quando você tem uma grande quantidade de luz disponível use um ISO baixo e com pouca luz, você pode usar um ISO mais alto.

2. WB ou White Balance ("balanço de branco") é uma configuração usada para obter os certos tipos e tons de cor que você deseja nas suas imagens. Diferentes tipos de luzes podem criar outras em objetos brancos ou tons de pele diferentes em algumas imagens e "o balanço de branco" é uma ótima ferramenta para corrigir isso. Por exemplo, lâmpadas fluorescentes podem fazer lençóis brancos parecerem esverdeados. As câmeras tem muitas configurações de equilíbrio de branco, mas aprender a usar o equilíbrio de brancos "personalizado" é algo que pode mudar muito suas fotos.

3. Abertura (ou f-stop) controla a quantidade de luz que é permitido entrar através da sua lente. Na verdade, há uma coisinha que fica dentro da lente que abre e fecha para deixar a luz entrar ou sair. A abertura menor (como f/1.4) vai deixar um monte de luz entrar e uma maior (como f/16) vai deixar uma quantidade menor. A abertura também controla o campo de visão e também faz o bokeh (pontos de luz desfocados na foto) 




4. Controle de velocidade (shutter speed) do obturador é quanto tempo o sensor de imagem é exposto à luz. Uma velocidade mais alta do obturador conquistam o motion blur (borrão) e congelam o movimento, mas vamos falar no caso de menos luz, porque o obturador não está aberto o tempo todo. Uma velocidade do obturador mais baixa vai deixar entrar mais luz, mas podem dar o seu objeto motion blur se eles estão se movendo na foto porque o obturador é aberto por mais tempo.

5. Fotografar no modo RAW em vez de JPEG vai ajudar você, caso queira obter a exposição ou balanço de branco por fora. Uma foto RAW mantém todas as suas informações da câmera no arquivo e pode ser facilmente corrigida mais tarde no Photoshop sem estragar a foto.

6. Quanto maior o ISO mais granulado sua foto será. Saiba que não há nada de errado com isso, é uma escolha de estilo. Se você quiser colocar o seu ISO mais alto não tem problema nenhum.

7. Faça alguns disparos de teste. Sua câmera grava suas configurações no arquivo da imagem para que você não tem que memoriza-los separadamente. Você pode testar na sua câmera, fazer configurações de teste, até chegar a uma que te agrade.

8. Você não precisa usar o foco manual para fotografar no modo manual. O modo manual é basicamente só para você aprender a ter controle sobre sua câmera, em vez de deixar controla-lo. O foco manual implicará alguns segundos extras para usar o anel de foco em sua lente para capturar uma imagem nítida. 

9. Problemas com imagens nitidas são o pior, se você está fotografando no manual tenha certeza que sua velocidade não é muito baixa, assim você não terá um motion blur.

10. Pratique! Fotografar no manual é difícil, mas vai forçá-lo a aprender sobre sua câmera por dentro e por fora, e acabará te tornando um fotografo melhor. É preciso prática, então não espere que tudo venha naturalmente pela primeira vez.


Caso você seja um amante da fotografia como eu, entre no fotosofia e compartilhe suas experiencias!



3 comentários:

  1. Ótimo post! Mesmo! Só tem um errinho.. Você diz que quanto menor e abertura maior o Bokeh.. O correto é quanto maior a abertura, menor o campo de visão.. f/1.4=Grande abertura; f/32=Pequena abertura.. Quando menor o número, maior é a abertura!

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu, eu demorei séculos para aprender (e ainda nem sei tanto) esse lance de abertura, efeito bokeh e etc.. Acho otimo aprender isso e adoro quando alguem faz post explicativos... Isso pra mim, ajuda demaaaais.

    Beijooos carolzinha <3
    www.feitoporelas.com
    Instagram: @blogfeitoporelas

    ResponderExcluir