Mais uma novidade no blog, resenhas sobre os livros que eu li e amei. Esse mês especialmente vou falar sobre um de meus autores favoritos, John Green.
          Natural dos Estados Unidos (Indiana), John começou um projeto no youtube em janeiro de 2007 chamado Brotherhood 2.0, junto com seu irmão. Tendo como objetivo a não comunicação por texto entre eles, comprometendo-se a postarem videos no canal em dias alternados. No fim de 2007 o projeto chegou ao fim e eles decidiram continuar postando videos semanais. 
          John viveu vários anos em Chicago, trabalhando no Booklist como assistente publicação e editor de produção enquanto escrevia seu primeiro livro, Quem é você Alasca? (Looking for Alaska).
          A primeira resenha do ano será sobre esse, que além de ser seu primeiro livro, é um dos meus livros favoritos.


             Eu não sei se eu estava realmente preparada para este livro, embora eu tenha lido todos os livros de John Green, ironicamente, esse foi o ultimo que li, e então nossa, como esse pode ser o primeiro livro dele? Particularmente acho que é o melhor, e confesso, se tornou o meu favorito. Este é provavelmente o livro mais pensativo que ele escreveu.
             Você deve estar se perguntando se é realmente necessário tanta cerimonia e digo que sim sim sim, mil vezes sim. Esse livro trata do sentido da vida, com culpa e angustia, com ultimas palavras e primeiros amores. Tudo do ponto de vista de Miles Halter, um garoto de 16 anos magrelo e nerd. Ele não tem amigos, é sozinho e é apaixonado por ultimas palavras de pessoas famosas. 
            Cansado de viver assim, resolve sair em busca do que o falecido poeta Francois Rabelais disse em seu leito de morte "Um grande talvez." Miles acaba se matriculando na escola preparatoria Culver Creek, onde logo no primeiro dia já faz amizade com seu colega de quarto, o Capitão. Logo depois, ele a apresenta seus outros amigos, Takumi e a famosa e enigmatica Alasca Young, por quem Miles acaba se apaixonando perdidamente.
            Com seu próprio grupo de amigos, ele acaba automaticamente entrando para a sua rixa contra os guerreiros de fim semana, os jovens ricos que vão para casa todo fim de semana, e ajudando a pregar peças neles. Gordo, como Coronel o apelida, passa a provar e passar por coisas que nunca tinha feito antes, sofre um trote em que quase morre, vai a festas, beija garotas e sofre com seu amor platônico por Alasca. 
                   

             O livro é maravilhosamente escrito - apaixonante, divertido e comovente. Os personagens se comportam de maneira real e a historia toca o leitor de uma forma extremamente profunda, ajudando até a aprender a lhe dar com a perda. 
            A prosa de John Green é insanamente boa, porque é o tipo de escrita que se arrasta de pouco em pouco e é como se começasse a ler um parágrafo e ele parece como qualquer parágrafo normal no mundo dos livros, até chegarmos ao seu final então você percebe que há mais beleza em um único parágrafo de um livro de John Green do que em coleções de livros inteiras por ai.


Saraiva - Livraria Cultura

Semana que vem tem mais, e até o fim do mês espero ter falado de todos os livros desse incrivel escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário